OS PERIGOS DO POTENCIAL DE PASSO EM JOGO DE FUTEBOL

Curiosidades sobre raio em campo de futebol

18/09/2019 11:56 por Kascher

OS PERIGOS DO POTENCIAL DE PASSO EM JOGO DE FUTEBOL

Por Gabriela Kascher

Ontem recebemos de um colega da Kascher uma notícia da Jamaica de ferimentos à alguns jogadores durante uma ocorrência de raio em partida de futebol. E é sobre isso que gostaríamos de conversar hoje.

Leia a notícia e veja o vídeo do jogo no link abaixo.

https://www.torcedores.com/noticias/2019/09/jogadores-atingidos-raio-futebol-jamaica?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

É possível perceber no vídeo do jogo a hora que o raio incide (pelo barulho e luz), logo após alguns jogadores caem no chão com a mão na cabeça. Essa notícia dá margens para alguns questionamentos, dentre eles destacamos:

  • Será que o raio realmente atingiu os jogadores como afirma a notícia?
  • Por que somente alguns jogadores “sentiram o raio” e caíram no chão ou foram hospitalizados?
  • Como proteger contra raios?

Vamos por partes! É muito pouco provável  que o raio tenha atingido algum dos jogadores, pois uma descarga direta em um ser humano provavelmente irá mata-lo. Mas então o que foi que aconteceu?

O que aconteceu é o chamado POTENCIAL DE PASSO. As pessoas que caíram sofreram um CHOQUE ELÉTRICO, pois estavam com os pés em potenciais diferentes, e consequentemente uma corrente elétrica circulou pelo corpo destes jogadores.

Figura 1 – Representação das semi-esferas equipotenciais desenvolvidas no solo a partir do ponto de entrada da corrente.

Quando uma corrente elétrica incide no solo (no caso, a corrente do raio) são desenvolvidos potenciais neste solo. É como se houvessem semi-esferas imaginárias com centro no local de incidência da descarga, com raios diferentes. Veja a Figura 1, cada semi-esfera é uma equipotencial. Quando alguém se posiciona de forma a estar em equipotenciais distintas, irá sentir o choque elétrico.

Com esse esclarecimento, vamos para o próximo questionamento: Por quê somente alguns jogadores “sentiram o raio” e caíram no chão ou foram hospitalizados?

Provavelmente os jogadores que “não sentiram o raio” foram aqueles estavam com os dois pés na mesma equipotencial ou estava apoiado em apenas 1 pé na hora do raio.

E esclarecendo sobre o último questionamento: Como se proteger?

Em estruturas onde se é projetado um SPDA cuidados são tomados com intenção de se controlar os potenciais perigosos de passo. No caso de campos de futebol, o que eu recomendaria é que não houvesse jogos em dias de eminência de tempestade e raios ou que fosse projetado um SPDA para este campo com controle potencial de passo.

Curtiu? Compartilhe! E não deixe de receber as notificações sobre as nossas postagens através do cadastramento de e-mail e acompanhamento de nossas redes sociais!

-

Receba dicas técnicas exclusivas gratuitamente

Cadastre seu email para receber novidades da Kascher em seu email

Aterramento e Proteção de Sistemas Fotovoltaicos Contra Descargas Atmosféricas

Baixe o e-Book gratuitamente