O que é SPDA?

Breve explicação sobre o que é o sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) ou o famoso para-raios

05/09/2017 09:10 por Kascher

 SPDA quer dizer “Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas” comumente chamado de “Para-raios”.

O SPDA tem por função proteger a estrutura (prédio, galpões, torres, etc) e seu conteúdo, incluindo as pessoas dentro ou próximas da estrutura, dos efeitos diretos e indiretos dos raios.

Para funcionar corretamente o SPDA deve ser composto por 3 subsistemas específicos:

Captores que são os pontos de contato entre a descarga e o SPDA, Condutores de Descida que conduzem a corrente do raio para o aterramento e o Aterramento que dissipa a corrente do raio no solo.

Figura 1 - Fotos dos sistema de aterramento, descidas e captação.

Fonte: Kascher

A norma Brasileira que especifica e orienta o para-raios é a NBR 5419 que foi emitida em  2015. Esta revisão da norma Brasileira a igualou às normas mais avançadas existentes no mundo. Ela foi baseada na norma internacional IEC 62305.

 Ela possui 4 Partes. Em relação à norma antiga emitida de 2005 as grandes novidades são suas Partes 2 e 4.

A Parte 2 fornece ferramentas para quantificar 4 tipos de riscos: R1 – Risco de vida, R2 – Risco de perda se serviço público, R3- Risco de perda de valor cultural e R4 – Risco de perda de valor econômico.

A instalação de SPDA deve garantir Riscos abaixo dos “riscos toleráveis”.

O SPDA é uma instalação elétrica e por isto está no escopo da NR 10 – Norma Regulamentadora 10 do Ministério do Trabalho e Emprego. Por isto uma instalação “conforme” deve ter registrada no projeto pelo menos a Análise do Risco 1 – risco de vida.

Uma estrutura pode até não possuir SPDA, desde que a Análise de Riscos indique que o risco esteja menor que o rico tolerável. Estruturas pequenas e com reduzida quantidade de pessoas internas podem cair neste caso.

A Parte 4 fornece orientações para se evitar a “queima” de equipamentos elétricos e eletrônicos internos à estrutura. As técnicas apresentadas ou as MPS (Medidas de Proteção contra Surtos) basicamente são o controle dos laços de indução entre redes elétricas e eletrônicas internas, utilização de sistema de DPS (dispositivo supressor de surto) coordenados, uso de blindagem eletromagnética tendo da estrutura como da infraestrutura que suporta os condutores internos, dentre outras.

Após as fases de projeto e implantação, o SPDA deve ser mantido através de inspeções que podem ser simples ou mais detalhadas, conforme orientação da NBR 5419.

Editado em 05 Sep 2017

Receba dicas técnicas exclusivas gratuitamente

Cadastre seu email para receber novidades da Kascher em seu email

Aterramento e Proteção de Sistemas Fotovoltaicos Contra Descargas Atmosféricas

Baixe o e-Book gratuitamente