Medição de Resistência de Aterramento com o medidor Alicate

Todos que trabalham com aterramento já devem ter tido contato com o que parece ser a resolução de todos os problemas quando o assunto é medição de resistência de aterramento: o medidor de resistência de malha de aterramento tipo alicate! Mas para utilizar qualquer ferramenta corretamente, devemos entender o seu funcionamento. Veja mais explicações sobre esta ferramenta!

11/07/2016 15:53 por Kascher

Como funciona o medidor alicate

O medidor de resistência de aterramento do tipo alicate produz energia potencial e mede as correntes que o circuito externo admite quando submetido a este potencial. Tanto o gerador quanto o medidor de corrente se encontram no elo do medidor alicate. Conhecendo-se o potencial produzido e medindo-se a corrente admitida, pode-se calcular a resistência do circuito fechado que contém o condutor que foi abraçado pelo alicate (local de excitação e de medição). Este tipo de medidor, portanto, precisa que exista um circuito fechado (para a circulação de corrente), sendo que a resistência de interesse de medição faça parte significativa deste circuito fechado.

Aplicação típica deste medidor

É o tipo de medidor excelente para medições de aterramento de transformadores de distribuição de energia (para o quê foi projetado), pelo que se segue:

  • A malha de aterramento de um transformador de distribuição é normalmente constituído por uma haste cravada ao solo junto ao poste que sustenta o transformador.

  • Instalando-se o medidor alicate abraçando o cabo que interliga o transformador a este aterramento local, a corrente excitada pelo medidor circulará pelo cabo abraçado pelo alicate, pela haste de aterramento localizada junto ao poste, pela porção de terra na vizinhança da haste instalada, pela haste de aterramento de um 2º transformador nas proximidades, pelo cabo de aterramento deste 2º transformador, pelo cabo de neutro que é contínuo no circuito de distribuição.

  • Nestas condições o medidor acusará a resistência encontrada na circulação da corrente, ou seja, a resistência do aterramento que se quer medir em série (+) com a resistência de aterramento do 2º transformador.

  • Se estivermos em uma área de alto consumo (área urbana, área industrial), existirão diversos transformadores de distribuição na área circunvizinha do local de medição.

  • Estes diversos transformadores oferecem uma densidade significativa de oportunidades de retorno da corrente injetada no solo ao local de instalação do aterramento de interesse de medição.

  • Neste panorama a função do 2º transformador (oportunidade de retorno de corrente) não é cumprida por apenas um transformador, mas sim pelo conjunto dos vários aterramentos circunvizinhos ao aterramento objeto de medição.

  • Evidentemente cada possibilidade de caminho da corrente de retorno do medidor está em paralelo com a as demais possibilidades de retorno existentes.

  • Como medidor acusa a resistência encontrada na circulação da corrente, ou seja, a resistência do aterramento que se quer medir em série com a resistência das oportunidades de retorno e sabendo que a parcela relativa às oportunidades de retorno é significativamente menor do que a parcela oferecida pelo aterramento objeto de medição podemos considerar (com margem de segurança) que a resistência medida é a resistência do aterramento objeto.

Vantagens do medidor tipo alicate

Este tipo de medição de aterramento possui grandes vantagens na aplicação da medição de resistência de aterramento de transformadores de distribuição, dentre eles:

  • Praticidade 
  • Não necessidade de cravar hastes de medição 
  • Tempo bastante reduzido na realização da medição

Limites do medidor tipo alicate

Como vimos, a resistência objeto de medição tem de estar em série com o cabo que será abraçado pelo medidor alicate. Embora esta situação seja bastante simples e bastante presente no caso de transformadores de distribuição (conforme descrito acima) esta situação não existe em plantas industriais, onde as conexões da planta com o aterramento se faz de forma densa e espalhada pela planta industrial.

Consequências em realização de medição em área industrial

Caso realizemos esta medição, a corrente excitada no cabo eleito para instalação do medidor, circulará, além das oportunidades semelhantes ao caso do transformador de distribuição, entre as conexões metálicas outras tais como:

  • Cabo de aterramento enterrado no solo

  • Cabo de conexão de um equipamento vizinho ao aterramento

  • Conexão metálica deste equipamento com oportunidades metálicas intencionais ou oportunas (tais como: cabo PE, infraestruturas metálicas, colunas da edificação, ferragens estruturais, etc.)

  • Conexão das oportunidades metálicas com o condutor eleito para instalar o medidor alicate.

​Evidentemente as oportunidades de circulação de corrente de medição que não passa pela resistência de aterramento, são múltiplas em uma instalação industrial. Como resultante, o medidor acusará uma resistência extremamente baixa (circuito metálico), sendo que esta resistência não tem a ver com a resistência da malha de aterramento objeto de medição.

Alerta

Esta informação é bastante importante haja vista que não é muito divulgado, mesmo em sites de fabricantes reconhecidos de medidores este limite de aplicação não é tocado ou muitas vezes não é abordado com a importância e relevância que o caso demanda.

Editado em 11 Jul 2016

Receba dicas técnicas exclusivas gratuitamente

Cadastre seu email para receber novidades da Kascher em seu email

Aterramento e Proteção de Sistemas Fotovoltaicos Contra Descargas Atmosféricas

Baixe o e-Book gratuitamente