Curiosidades sobre o Aterramento Elétrico (1)

A primeira postagem da série de curiosidades sobre o aterramento elétrico.

03/07/2017 11:49 por Kascher

Quando falamos em aterramento elétrico logo lembramos dos sistemas de energia elétrica. 

Você sabia que o primeiro uso que o homem fez do aterramento foi visando otimizar os custos das redes telegráficas?

O telegrafo a fio, que começou a operar por volta de 1820, foi o primeiro sistema de telecomunicações utilizado pelo homem. Codificava-se digitalmente (marca / espaço) o alfabeto e os numerais (isto mesmo, era um sistema digital !!!) e, através de um par de condutores, um manipulador com uma fonte  em uma extremidade da rede e um fone de ouvido na outra extremidade  eram enviadas mensagens em “tempo real” a longas distâncias, conforme figura a seguir.

Isto foi um feito tecnológico digno da nota em um tempo em que as mensagens eram escritas e transportadas  a cavalo!

Por volta de 1836, descobriu-se que o solo conduzia corrente elétrica e assim eliminou-se um condutor do par que conduzia a corrente do telégrafo, fazendo-se com que a corrente de retorno utilizasse o solo passando por dois aterramentos, conforme figura abaixo.

Isto representou uma significativa redução do custo das redes (eliminação de um condutor de rede) mas, por outro lado, logo se verificou a importância da resistência elétrica dos aterramentos: para se conseguir operar telégrafos com redes extensas era importante reduzir as resistências dos aterramentos. Quanto menor as resistências dos aterramentos menores eram, as atenuações dos sinais telegráficos e ais extensas poderiam ser as redes.

Nasceu assim a primeira dependência da qualidade de um sistema humano (telégrafo) com a resistência elétrica dos aterramentos implantados.

-

Receba dicas técnicas exclusivas gratuitamente

Cadastre seu email para receber novidades da Kascher em seu email

Aterramento e Proteção de Sistemas Fotovoltaicos Contra Descargas Atmosféricas

Baixe o e-Book gratuitamente